terça-feira, 15 de junho de 2010

O que é arte?

Conceito ocidental sobre arte



“A arte é um fazer” (Bosi, 2006), transformação da matéria, produção humana que supõe trabalho e imaginação. Essa é a concepção da arte como construção, que se dá através da techné, que - de acordo com os gregos - é um modo exato de perfazer uma tarefa. Operações consideradas artísticas não são só aquelas atividades que “comovem a alma” (música, poesia, teatro, dança), mas também os ofícios de artesanato, cerâmica, tecelagem, que produzem coisas úteis e belas, através da busca por novas formas.
Arte enquanto conhecimento busca se desvencilhar da ideia de ‘representação’ – imitação ou reprodução. O artista deve desenvolver através do que ele obtém no plano de conhecimento do mundo, sua construção original de outro mundo. Por isso que foi surgindo os movimentos artísticos que quebravam a perfeição das pinturas e esculturas. O artista deve propor a construção de um mundo que não vivemos, que promova a percepção estética, um nascimento para a obra tanto para quem produz, quanto para quem contempla. Que ambos saiam transformados.
Cidreira afirma que o ideal de expressão deve se dissociar do subjetivismo. A arte exprime em nós uma energia que contém força e forma. A força estaria ligada a uma motivação e a forma a uma intencionalidade, seria o modo como somos atingidos pela nossa cultura. "Estamos em eterno exercício de modelagem” (Cidreira, 2005), essa é a comunicação que se dá através de formas simbólicas compartilhadas.
Arte é tudo aquilo que você pode modificar através do seu conhecimento sobre mundo, as influências que sua cultura exerce sobre você e nela expressar toda força intencional que resulta num produto original, seu.

Por Lorena Morais

____________________________
Referências

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. 7 ed. São Paulo: Editora Ática, 2006

CIDREIRA, Renata Pitombo. Moda e artisticidade. In:.Os sentidos da Moda: vestuário, comunicação e cultura. São Paulo: Annablume, 2005.

FREITAS, Joselaine Borgo Fernandes de. Arte é Conhecimento, é Construção, é Expressão. In <>

3 comentários:

Toni Caldas disse...

Bem colocado, colega...

Anna Luísa Santos disse...

Parabéns!
Tá lindo e muito interessante seu blog!

Marília Marques disse...

Looo, seu blog tá (im)PERFEITO!
Layout limpo e ótimo pa ler.

Related Posts with Thumbnails