domingo, 5 de junho de 2011

A morte da amendoeira: o manifesto


Lembro como hoje, das vezes que – quando criança – brincava no jardim próximo a minha casa, na praça Doutor Milton – , onde está localizado o hospital de Cachoeira.

O homicídio:
a "phoda" realizada em maio de 2010.
Foto retirada do blog Cachoeira Online.
Na minha época de criança brincava com os amigos de bola, bicicleta, patins, picula, mas a brincadeira preferida para mim era “comidinha”. Pegávamos as folhas que ficavam ao chão das duas amendoeiras que existiam no jardim, flores e outras folhas mais para fazer nossos pratos super coloridos... Lembro até no dia em que resolvemos fazer suco de amêndoa! (risos)

As árvores também serviam para fazer sombra aos namorados, que muitas vezes eram adolescentes que 'fugiam da aula' no Colégio Estadual da Cachoeira – CEC - para ir namorar na praça ao som das músicas da rádio poste Franco Publicidade que tinha uma caixa instalada no topo da amendoeira...

Hoje, no dia mundial do meio ambiente, choro por essa amendoeira que a exatamente um ano – completado no mês de maio - sofreu um homicídio, que foi gerado pelos 'podadores' da Prefeitura Municipal de Cachoeira. Daquela árvore foram tirados todos os galhos e folhas, sobrando somente seu tronco. A destruição foi tão drástica que um imenso pedaço de galho caiu num banco da praça, que foi dilacerado pelo peso.

Muitos foram os revoltosos, mas confesso que nos omitimos. A revolta ficou expressa somente na rede virtual, com uma publicação no blog de Cacau Nascimento da foto da “phoda” e um texto.

Desde aquele dia a amendoeira perdeu sua vida. Nunca mais brotou de seu tronco galhos ou folhas. Não podíamos mais namorar  a sua sombra ou brincar de comidinha com suas folhas, fazer suco de amendoa....

Ela foi se deteriorando, perdendo sua cor e seu brilho. Perdeu sua vida por erros alheios. Por causa de pessoas que não sei porque 'cargas d'água' se dizem podadores e ainda são empregados por nossa gestão municipal.

Essa semana, ao sair de casa, me deparei com seu tronco cortado, ao chão... Já sabia que ela estava morta, mas foi ainda mais triste ver seu corpo tirado do lugar de onde nasceu...

Lamento por essas pessoas que não reconhecem um valor de uma árvore, que garante nosso oxigênio, que sente tanto quanto nós quando é ferida. Mas que infelizmente não tem força pra gritar... só chora.

Repudio esse e qualquer ato que venha ferir nosso meio ambiente... eis o meu manifesto.

O sepultamento:
ao fundo, o tronco de onde foi retirada.
Foto: Lorena Morais




ESTOU DE LUTO PELA MORTE DA AMENDOEIRA!


Um comentário:

Anônimo disse...

Seu luto seria ainda mais sofrido se a árvore tivesse caido, durante uma ventania, na cabeça de algum ente querido seu, causando-lhe a morte. Não sofra. Há males quem vem para o bem. Hoje no Rio de Janeiro, morreu um trabalhador atingido por uma árvore que caiu sobre seu carro. Sua familia não teria chorado pela árvore, mas com certeza está devastada pela morte desse homem.

Related Posts with Thumbnails