quinta-feira, 28 de abril de 2011

Os sapos também amam...


Vou confessar que acho o sapo um animal feio e nojento. Tem gente que acha o sapo um animal lindo (e adora!). Na verdade, a beleza é um conceito tão individual, o mundo é diverso, os gostos são diversos. Mas nada justifica o fato de matar um bicho.

Agora, me respondam: o que o sapo faz de mal? Fica na dele, coaxa, come uns insetos, dá uns pulinhos... e cai fora quando é perturbado (e alguns soltam venenos  quando se sentem ameaçados).

Meus vizinhos, três crianças entre 8 e 10 anos estavam brincando de bola quando viram um sapo. Então começaram a jogar pedras e bater com um pedaço de pau. Tentei intervir, falei que o sapo era um animal como nós: que respiram (quando são adultos, respiram por pulmões), sentem dor, fome, amam (acasalam), etc. E perguntei: se você fosse um sapo gostaria que alguém te matasse? Evidente que responderam que não, então pararam.

Porém, de nada adiantou meu argumento, pois quando entrei em casa eles continuaram. E um tempo depois meu irmão João entrou aos gritos: Bê, mataram o sapo!. Fiquei triste e me questionando o que leva a nós, seres humanos, que já matamos uns aos outros, matarmos os animais. Animais indefesos, que estão aqui por questão de sobrevivência. E ainda mais: eles ajudam no equilíbrio do nosso planeta! Imagine só se não existissem sapos, quantos insetos estariam a nos atormentar?

Geralmente, nos centro urbanos, eles aparecem na época de chuvas e sempre estão próximos a riachos, para absorver água pela pele - já que não bebem. Mas o que há de mal? É mais fácil fugir dele...

Então, antes de matar um sapo, pense que com a falta dele, aqueles insetinhos que sempre aparecem a noite quando chove ou as moscas que surgem em bando na quaresma poderão se multiplicar se não tiver o animal para completar o ciclo da cadeia alimentar.

Antes de pensar nessas coisas, pense primeiramente: e se eu fosse um sapo?

Penso que a vida deve ser preservada e valorizada. Esse é o princípio fundamental da nossa existência. Vamos disseminar isso com nossas crianças também. Que a morte seja apenas uma consequência, ou parte do ciclo. Não que sejamos os responsáveis direto por ela, que matar não seja um ato de prazer.

Pense no valor que a vida tem para todos os seres vivos... e que estamos na luta constante pela sobrevivência. Os sapos também amam! ♥


"Sapo Cururu
Na beira do rio
Quando o sapo canta, ó maninha
É porque tem frio.
A mulher do sapo
Deve estar lá dentro
Fazendo rendinha, ó maninha,
Para o casamento".


• MALTRATRAR QUALQUER ANIMAL QUE SEJA NÃO TEM A MENOR GRAÇA!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails