terça-feira, 9 de junho de 2009

Sobre a coragem...

"Arranque a coragem

do medo,

erga-a gargalhando ares

de segredo."

(Casulo Rasgado, João de Moraes Filho)


Há vários significados para a palavra coragem, mas nesse contexto ela define-se como firmeza de ânimo ante os sofrimentos. E a gente sofre! Sofre por amor, pela ausência, pela morte, por uma doença, uma decepção. E diante desses sofrimentos vamos aprendendo a sermos fortes e CORAJOSOS.

Ser corajoso não é necessariamente bater nos mais oprimidos. Pelo contrário. É aguentar as ‘porradas’ que a vida nos dá de cabeça erguida. Não é fácil, eu sei. Existem momentos que pensamos em desistir e deixar que a fraqueza e as lágrimas tomem conta de nós.

Ter coragem é dizer o que você pensa - sem intenções de humilhar -, é fazer aquilo que acredita ser capaz – e que muitas vezes os outros duvidam -, é arriscar, decidir, ousar, desafiar! Pra ser sincero, todos nós temos os nossos medos, mas aqueles que sabem controlá-los são os que tem coragem de enfrentá-los. E se você é confiante ninguém pode arrancá-la de ti.

Certa vez Fernanda Mello escreveu que “coragem vem da mesma COR que forma coração. A COR da coragem. A COR do coração”. Assim é, porque os romanos consideravam que a coragem tem mais a ver com o coração do que com a razão. Sendo assim, que tenhamos sempre essa cor dentro da gente!

Coragem não é saber enfrentar o seu próximo, mas a si mesmo. Encare sua realidade, desafie-se... Ninguém além de você é capaz de saber que medos o impedem de driblar as barreiras e como combatê-las. As respostas estão diante dos desafios que nós enfrentamos. Difícil?




7 comentários:

olhodopombo disse...

Coragem de enfrentar,
confrontar o Novo,
acima de tudo....

Priscila Rôde disse...

Não sei se concordo com a relação coragem e coração´mas, é preciso termuita coragem nessa vida, a cada dia um desafio é lançado e temos que decidir se enfrentamos com coragem ou se deixamos ele passar deixando sua marca de fraqueza!

Muita coragem pra todos nós!

Laís P. disse...

Olá! Obrigada pela visita ao meu blog!!!!!! =)

beijão!

Laís P. disse...

"Coragem não é saber enfrentar o seu próximo, mas a si mesmo. Encare sua realidade, desafie-se..."
Muito bom isso!

@oagra disse...

respondendo ao seu comentário no meu blog, depois de muito tempo:

temos sim, né? mas se tratando de pais, a situação complica. então temos, mesmo, que nos posicionar e saber onde estamos. por isso estou aqui só na dor. um dia, talvez, eu estoure. e por pior que venha a parecer, vai ser nada pra eles. só eu sei onde estou....

;)

CátiaSofia disse...

Sem palvras!
Amei o texto, muitos parabéns.
beijo*.*

Anônimo disse...

Coragem para aprender até nas coisas tristes.

Muito bom seu texto, parabéns!

Abraço

Related Posts with Thumbnails