"Arranque a coragem
do medo,
erga-a gargalhando ares
de segredo."
(Casulo Rasgado, João de Moraes Filho)
Há vários significados para a palavra coragem, mas nesse contexto ela define-se como firmeza de ânimo ante os sofrimentos. E a gente sofre! Sofre por amor, pela ausência, pela morte, por uma doença, uma decepção. E diante desses sofrimentos vamos aprendendo a sermos fortes e CORAJOSOS.
Ser corajoso não é necessariamente bater nos mais oprimidos. Pelo contrário. É aguentar as ‘porradas’ que a vida nos dá de cabeça erguida. Não é fácil, eu sei. Existem momentos que pensamos em desistir e deixar que a fraqueza e as lágrimas tomem conta de nós.
Ter coragem é dizer o que você pensa - sem intenções de humilhar -, é fazer aquilo que acredita ser capaz – e que muitas vezes os outros duvidam -, é arriscar, decidir, ousar, desafiar! Pra ser sincero, todos nós temos os nossos medos, mas aqueles que sabem controlá-los são os que tem coragem de enfrentá-los. E se você é confiante ninguém pode arrancá-la de ti.
Certa vez Fernanda Mello escreveu que “coragem vem da mesma COR que forma coração. A COR da coragem. A COR do coração”. Assim é, porque os romanos consideravam que a coragem tem mais a ver com o coração do que com a razão. Sendo assim, que tenhamos sempre essa cor dentro da gente!
Coragem não é saber enfrentar o seu próximo, mas a si mesmo. Encare sua realidade, desafie-se... Ninguém além de você é capaz de saber que medos o impedem de driblar as barreiras e como combatê-las. As respostas estão diante dos desafios que nós enfrentamos. Difícil?
7 comentários:
Coragem de enfrentar,
confrontar o Novo,
acima de tudo....
Não sei se concordo com a relação coragem e coração´mas, é preciso termuita coragem nessa vida, a cada dia um desafio é lançado e temos que decidir se enfrentamos com coragem ou se deixamos ele passar deixando sua marca de fraqueza!
Muita coragem pra todos nós!
Olá! Obrigada pela visita ao meu blog!!!!!! =)
beijão!
"Coragem não é saber enfrentar o seu próximo, mas a si mesmo. Encare sua realidade, desafie-se..."
Muito bom isso!
respondendo ao seu comentário no meu blog, depois de muito tempo:
temos sim, né? mas se tratando de pais, a situação complica. então temos, mesmo, que nos posicionar e saber onde estamos. por isso estou aqui só na dor. um dia, talvez, eu estoure. e por pior que venha a parecer, vai ser nada pra eles. só eu sei onde estou....
;)
Sem palvras!
Amei o texto, muitos parabéns.
beijo*.*
Coragem para aprender até nas coisas tristes.
Muito bom seu texto, parabéns!
Abraço
Postar um comentário