segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

‘ Voltar atrás é melhor que perder-se no caminho.’

Toda pessoa tem o direito de voltar atrás. Seja pra pedir perdão, reconhecer um erro, procurar saber como as coisas realmente aconteceram e tudo mais que necessite de uma reparação. Voltar atrás não é sinônimo de fraqueza - nunca foi -, mas sim um ato de coragem.
Quando li essa frase no caderno de uma amiga, fiquei maravilhada com sua intensidade e como ela se encaixou perfeitamente com uma coisa que me aconteceu. Por não voltar atrás eu simplesmente não me encontrava. Até que um dia minhas amigas acionaram o sininho da atitude e eu acordei. E melhor, me encontrei! Mesmo que eu não tenha recebido um sim bem grandão ou um abraço dizendo que está tudo bem.
É difícil voltar atrás – é imprevisível o que pode acontecer quando tomamos essa atitude –, porém muitas vezes é necessário. Pra colocar um ponto final, recomeçar da primeira folha em branco ou para sentir-se basicamente livre.
Volte atrás quando perceber que valerá a pena, mesmo que não aconteça aquilo que você anseia. Volte atrás quando quiser dar aquele abraço que negou quando estava zangada(o), mesmo que a recíproca não seja tão intensa. Volte atrás pra pedir perdão a sua mãe pela birra, mesmo que ela tenha cortado a Internet por uma semana (aff!). Volte atrás pra dizer a sua amiga o quanto você a ama, que aquela cena foi um ciuminho básico e que nunca mais fará isso, mesmo que você tenha que dividi-la por alguns instantes com aquela amiga dela chata. Volte atrás e peça perdão ao seu namorado por não tê-lo deixado ir ao baba no sábado a tarde e deixo-o ir na próxima semana, mesmo que para isso você tenha que ficar sozinha na arquibancada torcendo pelo time dele – com certeza seu gatinho ficará feliz dessa vez e vai àquele programa que vocês combinaram. Volte atrás para não se perder no caminho, mesmo que tenha que recomeçar – lembre-se como tudo vai ser diferente.
Acima de tudo,
volte atrás não para humilhar-se, mas para reconhecer que errou e demonstrar a sua coragem diante dos obstáculos. Mesmo que para isso doa.



”Se o tempo voltasse para trás nada saberíamos.
Iríamos de olhos fechados e coração aberto.
Mas quando voltamos atrás é diferente:
podemos ir de coração aberto,
mas de certo não fecharemos os olhos.”

3 comentários:

Raisa Bastos y Rodrigues disse...

'se eu soubesse antes o que sei agora ...
iria embora antes do final'

e eu volto todos os dias.
um passo pra trás é sempre impulso, já dizia Napoleão.

Jéssica Josino disse...

ei, oi..
gostei muito do que você escreveu!
parabéns! ;)

Anônimo disse...

O sucesso não é o final e o fracasso não é fatal o que conta é a coragem para seguir em frente. Feliicidade'zz

Related Posts with Thumbnails