quinta-feira, 5 de julho de 2012

Para as mulheres a luta não para nunca

- Bom seria se no Brasil somente mulher trabalhasse  - disse Homem X.
- Por que? - questionou Homem Y.
- Porque mulher ecebe menos, mão de obra barata.
- E quem disse que mulher tem que ganhar menos que o homem? – perguntou Homem Y, indignado.
- Por exemplo – falou Homem X -, mulher não tem condições de ser carpinteira. Mulher tem que ser recepcionista, enfermeira, advogada. Ela não sabe exercer a construção civil.
- Tem serviços que a mulher saber exercer melhor que o homem – destacou Homem Y.
----------


Esse pensamento pode ser de seu marido, irmão, amigo ou vizinho. Também pode ser de qualquer pessoa ignorante – é assim que o classifico. Este comentário surgiu em uma ida a Feira de Santana|Bahia, dentro de um transporte alternativo. Um dos passageiros (Homem X) fez esse comentário com o motorista (Homem Y). Eu me mordi para não entrar na conversa, mas depois percebi que não valeria à pena.

Esse homem não é diferente de muitos. Mas é fato que os baixos salários é uma realidade nossa. De acordo com levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o salário das mulheres no Brasil é 28% menor do que dos homens. Uma lástima, já que as mulheres ocupam os melhores cargos, exercem as melhores profissões, lideram empresas, famílias e a presidência.

O mito da mulher cuidadora e dona do lar caíram por terra, afinal temos os mesmo direitos que os homens. Falo de direito a salários dignos e iguais, ocupar cargos de chefia e principalmente o direito a voz.

A você pedreira, cozinheira, engenheira civil, jornalista, carpinteira, gari, empregada,  médica, professoram, caminhoneira etc. A você mulher que exerce sua profissão com total dedicação, vamos mostrar que podemos fazer diferente sempre e façamos todos esses homens engolirem suas palavras de machismo e se curvarem diante de nós.

A luta não para nunca! Continua a cada dia que você acorda, se olha no espelho, quando alguém mexe com você na rua por causa de sua roupa, quando dá a luz a uma criança, quando amamenta, quando chega em casa exausta, quando ganha um prêmio por algum ato relevante, continua porque você é mulher!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails